sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Spam


Spam um o termo usado que se refere aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Os usuários do serviço de correio electrónico podem ser afectados de diversas formas, tais como:

  • Não recebimento de e-mails. Caso o número de spam recebido seja muito grande o usuário corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas. O usuário também pode deixar de receber e-mails em casos onde estejam sendo utilizadas regras anti-spam ineficientes, por exemplo, classificando como spam mensagens legítimas.


  • Gasto desnecessário de tempo. Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.

  • Aumento de custos. Independentemente do tipo de acesso a Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe.
    Conteúdo impróprio ou ofensivo.

  • Prejuízos financeiros causados por fraude. O spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a aceder páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos projectados para furtar dados pessoais e financeiros. Este tipo de spam é conhecido como phishing.

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